quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Peça utilizada no 5º Encontro dos Incentivadores da Palavra Bumba meu boi

Personagens:

1 – Catirina

2 – Chico

3 - Capataz

4 – Coroné

5 – Pajé

6 – Boi com alguém dentro

7 – Professores cantando

Catirina: - Ai! Bem que desejo! Que desejo!

Chico: - Desejo de que mulher de Deus?

Catirina: - Desejo de comer língua de boi.

Chico: Língua de boi?!

Catirina: - É Chico, língua de boi. Cortadinha, cozidinha com batatas. Mas não pode ser

Qualquer boi não viu! Tem que ser boi que saiba cantar, dançar e prosear.

Chico: Mas que desejo descabido! Aonde eu vou arrumar um boi desse?

Catirina: AH! Chico dá se um jeito. Nosso menino não pode nascer com a cara de

Língua de boi não.

Pausa para uma música

Chico mata o boi e arranca a língua dele.

Chega o capataz: - coroné! - Coroné!

Coroné: - Ta gritando por que seu cabra?

Capataz: - mataram o boi do senhor!

Coroné: - Mas, como ocê não viu quem fez isso! Não quero nem conversa. Quero meu boi! Traga quem fez isso com meu boi!

Capataz sai e volta com o Chico e Catirina: - Anda seus miseráveis!

Chico: - Mas não fui eu quem matei seu boi não.

Capataz: - Foi você sim e vai ter que explicar tudo pra o doutor coroné.

Capataz: Taí coroné o cara que matou seu boi e a rapariga grávida.

Catirina: - Eu nem estou grávida isso é barriga d’água

Capataz: - tá grávida sim!

... E esse cabra matou seu boi para dar a essa rapariga prenha comer. É mole!

Chico: - Eu sei um jeito de ressuscitar seu boi.

Coroné: olha

Chico: Tem um pajé lá na floresta que pode ressuscitar seu boi.

Patrão: - Então vá imediatamente!

E você vá com eles. E não volte aqui sem esse pajé!

Coroné fica falando sozinho.

Músicas tocando e o pajé entrando

Pajé: Espíritos da natureza:

Terra, fogo, água, ar

- reviva !

- reviva !

-reviva !

Música e o boi se levantando.

Coroné: - meu boizinho ta vivo!!

Vamos festejar!

Música:

Olha o boi cara pintada

Olha o boi de mamão

Tem cara amarrada

Mas não pega não

Da cabeça até os pés ele é de papelão

Da cabeça até os pés ele é de papelão

Nenhum comentário:

Postar um comentário