terça-feira, 11 de maio de 2010

Incentivo à Palavra

“No trabalho com a Palavra, a reconhecemos como uma dimensão fundamental das relações sociais, para a construção da subjetividade e das relações objetivas com as outras pessoas. Nesse caso, falamos da Palavra sempre em suas quatro dimensões: a da a da escuta, a da fala, a da leitura e a da escrita. Trata-se, no caso, de não deixar de valorizar a duas últimas, historicamente consideradas como razões fundamentais da existência da escola, mas reconhecer que as pessoas devem, na escola e fora dela, terem espaços para se colocarem através do uso da oralidade, rompendo, muitas vezes, com relações de poder autoritárias e violentas. O uso da palavra, em todas as suas dimensões, possibilita que os sujeitos construam novas formas de se relacionarem consigo mesmo e com o grupo, desenvolvendo habilidades cognitivas, valores éticos e a capacidade de trabalhar com o sensível, com o gratuito, com a dimensão estética da realidade.”
In: Síntese do Traçado Metodológico do Bairro Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário