sábado, 30 de outubro de 2010

Menina Bonita e o Menino Marrom

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

O texto de Ana Maria Machado explora com muita beleza o tema da diversidade étnica, estimulando valores como o respeito e a auto estima.
Um coelhinho bem branquinho faz de tudo para ficar pretinho como aquela menina do laço de fita que ele acha linda.Mas, ele não sabe como a menina herdou aquela cor.
Muitas atividades podem ser realizadas com esta obra nas salas de aula e oficinas:
Na Educação infantil:
- Desenhar: Pedir para os alunos desenharem a família da Menina Bonita do Laço de Fita e sua família.
- Perguntar para os alunos com quem eles se parecem.Logo após, construir um cartaz coletivo com fotos de pessoas de diferentes etnias.
-Construção de Boneca Bonita do Laço de Fita ( aproveitar sugestão da boneca Encontro de Incentivadores).

Últimos anos das séries iniciais:
- Discussão sobre o conceito de "beleza".
- Conversa sobre a contribuição dos diferentes povos na formação do povo brasileiro, e sobretudo as heranças deixadas pelos africanos.
-Explorar o artigo I da Declaração Universal do Direitos Humanos com Construção de cartazes(em papel cartão, cartolina) para ilustrar o que compreendem sobre igualdade em relação ao tema.

A história de Ziraldo fala da amizade entre dois meninos: um marrom e outro cor de rosa ( negro e branco).O livro trata o tema da diversidade étnica de maneira encantadora, estimulando a formação de novos olhares sobre as diferenças, promovendo a "desconstrução' do preconceito e a valorização da identidade das etnias.
Quem quiser saber mais: http://ziraldo.blogtv.uol.com.br/2009/11/18/contando-historias-com-o-menino-marrom
                                                                                                                                   Fabrícia França




O trabalho de Incentivo à Palavra e a Lei 10639/03





Dois dos maiores desafios para a aplicação da Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da cultura afrobrasileira no currículo, são o escasso material disponível e o pouco conhecimento dos educadores sobre o tema.

Trabalhar com crianças pequenas questões etnicos-raciais e culturais deve ser considerado um importante passo na formação de futuros cidadãos críticos, capazes de respeitar as diferenças entre os homens,e que superem a antiga classificação cultura superior e inferior.

Nas próximas postagens, estarei compartilhando alguns caminhos para a seleção e leitura de obras com esta temática que podem ser exploradas nas salas de aula.

Fabrícia França