quinta-feira, 27 de maio de 2010

Convite!


A Incentivadora da Palavra Tânia Santos convida todos a prestigiarem o "Projeto Canta e Encanta, Hauller Ferreira recebe Vinícius de Moraes e Monteiro Lobato."


O evento contará com várias apresentações dos alunos da escola.

Os trabalhos estão sendo realizado há alguns meses com a colaboração de todos os professores.

Não deixe de participar!Você vai se encantar!





segunda-feira, 24 de maio de 2010

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL


No mês de abril comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil, data de aniversário de um dos melhores escritores brasileiros de histórias infantis: Monteiro Lobato.

Monteiro Lobato ganhou grande destaque na Literatura Infantil com o sucesso de suas histórias em " Sítio do PicaPau Amarelo" e de seus adoráveis personagens: Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Cuca, Visconde de Sabugosa...
Em homenagem a esta data tão especial, a Incentivadora da Palavra Tânia Santos - da Escola Municipal Professor Hauller Ferreira -em Nova Iguaçu, presentou seus alunos com a visita de Dona Benta. Juntos, todos puderam conhecer mais sobre a vida do autor, suas obras e personagens.

Os alunos também puderam participar de oficinas com a leitura de seus contos e de confecção de fantoches.




segunda-feira, 17 de maio de 2010

PRÊMIO VIVALEITURA



Atenção Incentivadores!

Estão abertas as inscrições para o PRÊMIO VIVALEITURA. Esta é uma ótima oportunidade para que a equipe de Incentivadores da Palavra do município de Nova Iguaçu revele ao nosso país os projetos realizados em nossas escolas.

Em nossos encontros, podemos reconhecer que diversas experiência de atividades são merecedoras do prêmio!

A participação no PRÊMIO VIVALEITURA é importante para todos os encorajadores das práticas de leitura, escrita, fala e escuta no âmbito escolar.

( A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê. Malba Tahan)

sexta-feira, 14 de maio de 2010

I Encontro de Incentivadores da Palavra








Realizado na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Nova Iguaçu-CDL, o 1° Encontro contou com a presença de 88 incentivadores que discutiram com a Equipe de Incentivo à Palavra ( Jussara Alexandre e Vanessa Gnisci) a cerca das atribuições e práticas de leitura, escrita, fala e escuta no cotidiano escolar a partir do Guia de Ações do Incentivador da Palavra.Os incentivadores também tiveram a oportunidade de contar ao grupo algumas de suas experiências e apresentar sugestões de atividades.

O uso das Mesas Educacionais Alfabeto também foi tema do encontro. A coordenadora da Informática Educativa na SEMED, Tatiana Eliza, esclareceu algumas dúvidas e falou sobre o uso deste recurso nas oficinas do Horário Integral.














terça-feira, 11 de maio de 2010

Incentivo à Palavra

“No trabalho com a Palavra, a reconhecemos como uma dimensão fundamental das relações sociais, para a construção da subjetividade e das relações objetivas com as outras pessoas. Nesse caso, falamos da Palavra sempre em suas quatro dimensões: a da a da escuta, a da fala, a da leitura e a da escrita. Trata-se, no caso, de não deixar de valorizar a duas últimas, historicamente consideradas como razões fundamentais da existência da escola, mas reconhecer que as pessoas devem, na escola e fora dela, terem espaços para se colocarem através do uso da oralidade, rompendo, muitas vezes, com relações de poder autoritárias e violentas. O uso da palavra, em todas as suas dimensões, possibilita que os sujeitos construam novas formas de se relacionarem consigo mesmo e com o grupo, desenvolvendo habilidades cognitivas, valores éticos e a capacidade de trabalhar com o sensível, com o gratuito, com a dimensão estética da realidade.”
In: Síntese do Traçado Metodológico do Bairro Escola